Alunos de Administração e Ciências Contábeis participam de aulões do Enade PDF Imprimir E-mail
Escrito por Tatiana Dornelles   
Sex, 03 de Julho de 2015 17:25

As turmas de 7ª e 8ª fases de Administração e Ciências Contábeis, da Fucap, participaram de 16 a 18 de junho das aulas do Enade. As aulas foram ministradas pelo professor Antônio Auresnedi Minghetti, que preparou os estudantes para as Questões de Formação Geral do Enade.

Durante as aulas, os alunos, divididos em grupos, pesquisaram e desenvolveram questões tipo Enade de formação geral, baseadas em temas de conhecimentos gerais e atualidades, como maioridade penal, sistema previdenciário, corrupção, meio ambiente e política. Posteriormente, os estudantes trocaram as questões para os outros grupos respondessem.

A equipe do Enade, formada por Expedito Michels, Emillie Michels, Rafael Glavam, Maria Aparecida Cardozo, Murilo Ternes e Ana Paula Matias, agradece a participação e comprometimento dos alunos.

Em breve, haverá mais novidades. E fique preparado para conhecer o Espaço Lounge Enade e toda a programação do segundo semestre.


Última atualização em Sex, 03 de Julho de 2015 18:19
 
Diretoria da Ampesc é empossada PDF Imprimir E-mail
Escrito por Tatiana Dornelles   
Seg, 29 de Junho de 2015 22:58

A Associação das Faculdades Particulares de Educação Superior de Santa Catarina (Ampesc), entidade que representa mais de 89% do Sistema Privado de Ensino Superior no Estado de Santa Catarina, empossou a sua diretoria executiva e os conselhos da presidência e fiscal para o para biênio 2015/2017. O evento ocorreu no último dia 22 de junho, durante o lançamento do livro “Compliance como boa prática de gestão no ensino superior privado”, de autoria dos Drs. José Roberto Covac e Daniel Cavalcante Silva.

Representantes das Instituições de Ensino Superior afiliadas à Ampesc elegeram os membros que estarão a frente da associação pelos próximos dois anos .Foram reeleitos como presidente e vice-presidente, respectivamente, os professores Expedito Michels (Faculdade de Capivari de Baixo – FUCAP) e Cesar Augusto Lunkes (Faculdade de Pinhalzinho – HORUS).  A chapa foi a única a se candidatar.

O conselho da presidência ficou composto pelos professores: Everaldo José Tiscoski (Esucri – Criciúma); Flávio Balbinot (Cesusc – Florianópolis); Gonter Bartel (Uniasselvi/Fameblu – Blumenau); Fábio Alcântara (Sociesc/IBES – Blumenau) e Luiz Bastos (FEAN/Energia – Florianópolis). A professora Ioli Rosatto (Celer – Xaxim) e os professores Mohamad Hussein Abou Wadi (Avantis – Balneário Camboriú) e Vicente Otavio Martins de Resende (Sociesc – Joinville) foram empossados conselheiros fiscais. O professor Leandro Sorgatto (UCEFF – Chapecó e FAI – Itapiranga) foi nomeado diretor de atividades interinstitucionais.

Durante a posse, Expedito Michels destacou a importância do conselho na história administrativa da Ampesc, enfatizando o papel e atribuições a quem compete, entre outras ações, a definição de estratégias de ação, planejamento e controle. Finalizando, foi apresentado o plano de atividades alusivo aos 15 anos; já que em 2015 a Ampesc completará uma década e meia com a missão de ser a mediadora e propulsora de práticas que alinham a excelência humana e profissional às competências individuais e coletivas para o aperfeiçoamento organizacional do “Ensino Forte e de Qualidade” de suas IES filiadas.

Conhecendo a associação

A Associação de Mantenedoras Particulares de Educação Superior de Santa Catarina (Ampesc) é a entidade que representa mais de 89% do Sistema Privado de Ensino Superior no Estado de Santa Catarina e que conta com uma capilaridade permitindo que milhares de cidadãos catarinenses estudem no seu curso de graduação, presencial e a distância, ou na pós-graduação e mestrado. São mais de 670 cursos das mais diversas áreas de conhecimento, ministrados por docentes altamente qualificados que atuam nas 55 Faculdades e Centros Tecnológicos e nos 2 Centros Universitários, devidamente credenciados pelo Ministério da Educação (MEC).

As instituições que fazem parte do Sistema tem a marca da seriedade, e entre elas encontram-se grandes grupos de ensino superior do Brasil, que a cada dia aprimoram suas ferramentas na busca por novas tecnologias, potencializando assim as experiências pedagógicas, e, também, pequenas instituições, com forte vocação local, sintonizadas e comprometidas com as aspirações e desejos da comunidade onde estão inseridas.

Destacamos a significativa contribuição do Sistema de Faculdades Particulares para o desenvolvimento social e econômico do Estado, afirmando que as IES da AMPESC vêm contribuindo significativamente para que Santa Catarina apresente um dos melhores Índices de Desenvolvimento Humano – IDH.

 
Jantar é realizado pelos alunos do curso de Hotelaria para empresários do trade turístico PDF Imprimir E-mail
Escrito por Tatiana Dornelles   
Seg, 29 de Junho de 2015 22:45

Os alunos do curso de Hotelaria da Fucap encerraram o módulo Alimentos e Bebidas com a realização de uma atividade prática: organizaram um jantar harmonizado com vinhos para 40 convidados do trade turístico e hoteleiro: empresários, entidades públicas e privadas e formadores de opinião.

Os alunos trabalharam na cozinha preparando os pratos e no salão servindo os convidados. A atividade foi uma avaliação realizada pelas disciplinas de Laboratório de Alimentos, Serviços de Restaurante e Laboratório de Bebidas, dos professores Fabrício Medeiros e Fernando Corrêa.

No cardápio, ingredientes regionais preparados de forma especial para surpreender os presentes. Foi servido de entrada carpaccio de Lombo em especiarias com folhas verdes e geleia de pimenta. O primeiro prato foi creme de aipim com crocante de carne seca. Como prato principal foi servido um risoto de abóbora com linguiça artesanal. A sobremesa foi brownie com mousse de chocolate meio amargo e coullis de butiá.

Todos os pratos foram harmonizados com vinhos da Vinícola Casa Del Nonno, de Urussanga, e a sobremesa com vinho Colheita Tardia.

Os convidados, após realizarem a degustação dos pratos, avaliavam o desempenho dos alunos nas atividades. "O jantar é uma excelente oportunidade para mostrar as atividades desenvolvidas pelos alunos durante o curso de Hotelaria e de os empresários conhecerem os profissionais que a Fucap está formando, bem como a qualidade do nosso trabalho”, diz a professora Janine K. Soares, coordenadora do curso.


Última atualização em Seg, 29 de Junho de 2015 22:54
 
Presidente da Ampesc, professor Expedito Michels, representou a associação em Brasília PDF Imprimir E-mail
Escrito por Tatiana Dornelles   
Seg, 29 de Junho de 2015 22:32

Pelos próximos dez anos, a educação brasileira deve ser balizada pelas metas do Plano Nacional de Educação. Para comemorar seu primeiro ano de sanção, o Ministério da Educação realizou uma cerimônia, em Brasília. A Ampesc recebeu o convite do cerimonial do MEC e o professor Expedito Michels, presidente, representou a associação no evento. O ministro de Educação Renato Janine Ribeiro foi o anfitrião da cerimônia, que contou com diversos convidados da comunidade educacional.

“Nós temos no PNE metas muito claras e quantificadas do que queremos para o Brasil e as metas são ambiciosas, porque a sociedade se permitiu ser ambiciosa para sanar os atrasos educacionais históricos”, afirmou o ministro.

O Plano

O Plano Nacional de Educação (PNE) é uma lei ordinária, prevista na Constituição Federal, que entrou em vigência no dia 26 de junho de 2014 e valerá por 10 anos. Ela estabelece diretrizes, metas e estratégias de concretização no campo da educação.


Última atualização em Seg, 29 de Junho de 2015 22:39
 
Fucap participa do Seminário Nacional "O PNE e o Futuro da Educação Brasileira" PDF Imprimir E-mail
Escrito por Tatiana Dornelles   
Qui, 25 de Junho de 2015 16:39

A Fucap está participando do Seminário Nacional "O PNE e o Futuro da Educação Brasileira", que ocorre em Brasília (DF) neste dia 25. O diretor geral da Fucap e presidente da Ampesc, Expedito Michels, em seu pronunciamento, enalteceu as 73 pequenas instituições catarinenses filiadas ao sistema federal de ensino. "As metas são enormes e é importante que tenhamos o PNE para que dê diretrizes às instituições, pois muitos são os desafios", afirma. A diretora acadêmica da Fucap, Emillie Michels, também está presente no evento, que ocorre na Câmara dos Deputados.

Assista ao discurso de Expedito aqui.


Última atualização em Qui, 25 de Junho de 2015 16:57
 
12345678910 »

Página 1 de 56
Banner
Banner
Banner

Parceiros

Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner

On-line

Nós temos 4 visitantes online

Av. Nações Unidas - 500, Santo André, Capivari de Baixo/SC - CEP 88745-000