ENEM

EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO

Slider

ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio

ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio é uma prova elaborada pelo Ministério da Educação para verificar o domínio de competências e habilidades dos estudantes que concluíram o ensino médio. O Enem é composto por quatro provas de múltipla escolha, com 45 questões cada, e uma redação.

A finalidade primordial do Enem é a avaliação do desempenho escolar e acadêmico ao fim do ensino médio. As informações obtidas a partir dos resultados do Enem são utilizadas para acompanhamento da qualidade do ensino médio no País, na implementação de políticas públicas, criação de referência nacional para o aperfeiçoamento dos currículos do ensino médio, desenvolvimento de estudos e indicadores sobre a educação brasileira e estabelecimento de critérios de acesso do participante a programas governamentais. O Enem serve também para a constituição de parâmetros para a autoavaliação do participante, com vistas à continuidade de sua formação e à sua inserção no mercado de trabalho.

Para que serve o Enem?

O Enem tem uma série de funções. O exame é usado como um vestibular nacional de uma série de universidades públicas. Com a nota do Enem, o estudante pode se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) , sistema criado pelo governo para selecionar alunos para as instituições públicas de ensino superior. O candidato pode escolher dois cursos de graduação, de diversas instituições brasileiras, de todos os Estados brasileiros. A cada dia o sistema gera as notas de corte das carreiras e assim o estudante pode ter ideia se sua pontuação é suficiente para ser aprovado no curso pretendido.

Os estudantes também utilizam o Enem para conseguir uma bolsa de estudos em uma universidade particular por meio do Programa Universidade Para Todos (Prouni) . Este programa do governo federal oferece bolsas de estudo parciais, de 50%, e integrais de 100%, a estudantes de baixa renda. Para participar, o estudante precisa ter tirado no mínimo 450 pontos no Enem.

Outro programa de acesso ao ensino superior que exige o Enem é o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) , que concede vagas para financiar seus estudos a estudantes que não tem condições de pagar as mensalidades da graduação. O Fies funciona como um empréstimo/financiamento: aluno completa o curso, e depois de formado paga a dívida ao governo, com juros mais baixos, de 6,5% ao ano.

O Enem também é necessário para os estudantes de graduação que queiram fazer um intercâmbio no exterior pelo programa Ciência sem Fronteiras . O mais novo projeto do governo federal quer levar 75 mil estudantes para fazer parte do curso em instituições estrangeiras de excelência. A bolsa inclui todos os gastos e é voltada prioritariamente para áreas de engenharia, tecnologia, biologia e ambiental. Para concorrer a uma vaga, é preciso ter feito 650 pontos no Enem. 

A portaria substitui a regra anterior , vigente desde 2010. O exame, que até o ano passado poderia servir como uma espécie de ¨Diploma do Ensino Médio, agora será voltado principalmente  ao acesso ao Ensino Superior. 

Agora o exame deixa de certificar o ensino médio, tarefa que volta a ser cumprida pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

Seleção para o ingresso em cursos de Graduação da Univinte Fucap, no Primeiro Semestre de 2019, pelo aproveitamento dos resultados do ENEM 2016, 2017 ou 2018.

Página do Participante Enem 2019 – Como ter acesso?

A página do participante Enem 2019 é um espaço online para você se inscrever ao Enem e também acompanhar esse processo seletivo.

O acesso é disponibilizado no período das inscrições onde você informa os seus dados pessoais e cria um login com senha.

  • Acesse a página do Inep Enem clicando aquiacessar Página do Participante Enem 2019
  • Depois, clique na página do participante inscrição
  • Preencha os dados solicitados como: CPF, RG, e-mail e celular válidos, responda se precisa de atendimento especializado, município onde deseja realizar o exame e escolha um dos idiomas para responder as questões.
  • Para finalizar, conclua sua inscrição!
  • Após isso, receberá a senha de acesso!

Como fazer a sua inscrição para Enem 2019

Se você já realizou a inscrição Enem 2019 e deseja acessar novamente a página do participante, então, siga estes passos:

  • Clique na Página do Participante Enem 2019, link aqui
  • Preencha o seu CPF e senha cadastrada no ato da inscrição
  • Responda corretamente a figura solicitada
  • Clique em Enviar

Página do Participante – Principais serviços

A página do participante Enem 2019 não apenas permite você fazer a sua inscrição, mas também oferece outros serviços exclusivos. Para saber os principais que oferece, veja abaixo:

  • Realizar e acompanhar a inscrição
  • Analisar o andamento do pedido de isenção da taxa (para quem fez a solicitação antes da inscrição)
  • Verificar o cartão de confirmação com o local, hora da prova Enem
  • Receber o resultado das provas e o espelho da redação
  • Ter um histórico das provas de anos anteriores para avaliar o seu desempenho
  • Acesso ao cronograma completo
  • Saber das notas de corte
  • Notícias relacionadas ao Exame
  • E outros assuntos

Nota Enem 2019

A nota Enem 2019 é um dos eventos mais esperados logo após a prova. Se você pretende participar dessa seleção neste ano, então, saiba como descobrir o resultado de seu desempenho na prova e redação!

Uma das ansiedades que todo candidato ao exame possui é saber quanto foi a sua nota Enem 2019. Até porque depois dos estudos durante todo o ano que você passou, o que mais quer é ter um bom desempenho e atingir uma pontuação de destaque.

 

Para que você consiga ingressar no curso desejado é fundamental que a nota Enem 2019 atinja a pontuação mínima exigida pela instituição. Você também deve considerar a nota de corte, pois ela definirá se estará apto a concorrer a vaga ou não.

Sendo assim, dedique o seu tempo para essa prova e tenha em mente que a redação constitui um peso enorme nos pontos finais. Aqui abaixo você saberá como descobrir a sua pontuação, quais as datas que serão divulgadas e como essas notas são calculadas.

Nota Enem 2019 – Como saber do resultado?

Para você saber do resultado de sua nota Enem 2019 é bem fácil, simples e prático. Há duas maneiras que você pode ter acesso a sua pontuação. Veja abaixo!

1 – Pelo site do Inep, na página do participante

Pela internet, você poderá descobrir qual a nota obtida da prova e redação. Para isso, faça o seguinte:

  • Acesse a página do participante clicando aqui
  • No campo de CPF e senha informe seus dados conforme cadastrou na inscrição
  • Depois, clique corretamente na figura correspondente ao lado
  • Em seguida, clique em “Enviar”
  • Procure pela opção resultado Enem
  • Pronto! Sua nota já pode ser consultada e obtida!

2 – Pelo App Enem

Pelo aplicativo Enem, você também pode ter acesso a nota obtida na prova e redação do ano de 2019 e o seu desempenho de anos anteriores. Para isso, siga estas instruções:

  • Baixe o App pelo App Store (iPhone) ou Google Play (Android)
  • Informe os dados de CPF e senha em fazer login
  • Depois, clique em “Entrar”
  • Após isso, procure pelo resultado (nota)
  • Pronto! Sua nota será informada e você já poderá ter em mãos!

Nota Enem 2019 – Data da divulgação, calendário

nota Enem 2019, provavelmente, será divulgada no dia 18 de janeiro de 2020. Já a redação, possivelmente, o resultado ocorrerá em março de 2020.

Para você acessar o calendário bem como a nota e demais assuntos relacionados ao exame é só entrar em sua página do participante, com CPF e senha e verificar o cronograma completo! Pelo App Enem também é possível!

Pelo site do Inep Enem e redes sociais, você terá informação de todo esse processo seletivo. Para acompanhar, clique em Site Enem Inep e tenha em mãos todo o cronograma.

Nota Enem 2019 – Como são calculadas?

As notas do Enem são calculadas seguindo por um método complexo chamado de Teoria de Resposta ao Item. É somente possível calcular pelo sistema do próprio Inep, que trata especificamente em apresentar um resultado real e verdadeiro.

O resultado final das questões é baseado no desempenho que o candidato tem ao acertar questões fáceis ao mais difícil. Então, se você errar uma questão fácil, mas acertar uma difícil, provavelmente, o Inep encontrará incoerência na sua resposta.

Desse modo, a atribuição da nota tem a ver com bom senso e coerência nas respostas de cada um.

 

 

Fale conosco

CENTRAL DE ATENDIMENTO

(48) 3623-6000

Whatzapp

9999999999

 

Faculdade Fucap Univinte  – Uma faculdade Inovadora
Central de Atendimento: (48) 3623-6000 | Endereço: Av. Nações Unidas, 500 – Centro
    CEP 88745-000 – Capivari de Baixo – SC   Brasil