P&D de energias renováveis da empresa Engie

P&D de energias renováveis da empresa Engie

  • Post Author:
  • Post Category:Notícias

No dia 24/09 aula da disciplina de Gestão de Projetos do Curso de Administração foi diferenciada. Os alunos, foram direcionados ao P&D de energias renováveis da empresa Engie, sob coordenação do prof. Gabriel Beltrame Derner Silva.

No dia 24 de setembro de 2019 (sábado), a aula da disciplina de Gestão de Projetos foi diferenciada. Os alunos, sob coordenação do professor da disciplina Gabriel Beltrame Derner Silva, foram direcionados ao P&D de energias renováveis da empresa Engie e a aula deste dia foi realizada no local. A empresa está localizada ao lado da FUCAP, em Capivari de Baixo – Santa Catarina. Inicialmente e dentro da empresa, os alunos receberam uma palestra sobre o histórico da empresa desde meados do século passado até hoje, passando pelas mais diversas transformações. Atualmente, para se ter uma ideia, todos os funcionários da Engie estão regularizados conforme um CNPJ diferenciado, empresa batizada como Diamante Brasil, pois no plano estratégico da Engie não é mais permitido que nenhuma empresa que não possua “geração limpa” possua seu CNPJ atrelado à marca.

Como em Jorge Lacerda a energia é produzida a partir de um combustível fóssil, que é o carvão, este CNPJ foi criado. Ademais, os alunos receberam uma palestra que durou cerca de 1h sobre como a energia é produzida e distribuída. Foram apontados alguns números sobre a entrada de matérias primas e de como a mesma é utilizada na produção da energia na Usina. Um outro assunto abordado foi como esta energia é distribuída para os diversos pontos da cidade, do estado, do país e até mesmo para alguns outros países da América do Sul, por meio do ONS (Operador Nacional do Sistema). No final da visita, os alunos foram direcionados até o local onde estão instaladas as placas solares e a geração aérea, onde foi realizada uma breve explanação de como funcionam as tecnologias. Esta parte foi a que mais chamou atenção dos acadêmicos pois mostrou como a geração da energia é administrada na prática. Enfim, a visita técnica atendeu aos objetivos determinados com participação e interação dos alunos.

Como principais pontos positivos, houve um consenso no destaque aos cuidados com a gestão de projetos de grande porte, com a gestão e engenharia de manutenção dos equipamentos, atendimento às normas técnicas pertinentes, principalmente relacionadas ao meio ambiente em conformidade às normas técnicas do setor. Na sequência serão apresentadas a lista de alunos participantes e uma foto no momento da visita.

“Objetivo da visita foi conhecer a empresa e agregar conhecimen to prático aos alunos em função do exposto em sala de aula”, ressalta Prof. Gabriel.