Projeto Baja (SAE)

Projeto Baja (SAE)

  • Post Author:
  • Post Category:Notícias

O projeto SAE (Society of Automotive Engineering – Sociedade de Engenharia de Mobilidade) Baja tem como principal objetivo desenvolver um protótipo veicular off-road utilizando todos os conhecimentos dos curso de Engenharia Mecânica, além de conhecimentos relacionados aos cursos de Engenharia de Produção. Todas as etapas de planejamento e execução são realizadas pelos alunos que são responsáveis por: desenvolver o desenho através de simulações computacionais de condições estáticas, cinemáticas e dinâmicas na estrutura e nos componentes móveis do veículo; estudo de estabilidade, segurança conforto e ergonomia; produção das peças; montagem do veículo e ajustes do mesmo para uma competição entre várias universidades do país.

Hoje o projeto SAE Baja é parte integrante das atividades de ensino e extensão de todas as boas universidades de engenharia mecânica do país, não é diferente na FUCAP, que como forma de extensão universitária, tendo em vista a melhora da qualidade do ensino de engenharia, o estímulo ao aumento de ingressos nesta área, face ao atual déficit mundial de engenheiros, o crescimento econômico nacional e o aumento dos montantes investidos em automobilismo e mobilidade/transporte em todo mundo. A implantação deste projeto é de fundamental importância, tendo em vista a preparação de alunos para um mercado promissor, a formação diferenciada que estimulará a criatividade, visão inovadora e empreendedora, revelação de talentos e estímulo a interdisciplinaridade. O aluno Rafael Teixeira, formando da primeira turma de engenharia mecânica da FUCAP, ajudou a desenvolver e montar o veículo e aparece na for abaixo.

O projeto SAE Baja tem se mostrado como uma poderosa ferramenta de consolidação do ensino de engenharia, derrubando a barreira entre a prática e a teoria. Os alunos envolvidos tornam-se capazes de unir o aprendizado de sala de aula e laboratórios com as dificuldades de manufatura, além de aprender como avaliar um produto tanto em termos de emprego quanto em termos de mercado. A utilização de ferramentas computacionais avançadas, que são hoje diferenciais na contratação de engenheiros formados, é outro ponto positivo que colocará nossos alunos em melhores condições para atuarem tanto na indústria quanto empreenderem seus próprios negócios.

Abaixo é apresentado o vídeo do teste da transmissão automática do tipo CVT instalada no MiniBaja da Fucap.